GOVERNANÇA CONDOMINIAL

Soluções Integradas

Soluções Integradas

Houve um tempo que administrar condomínio consistia apenas em emitir boletos das taxas condominiais, pagar as contas do mês e ao final contabilizar essas operações (receitas e despesas) numa pasta denominada prestação de contas. No entanto e diante do aumento das necessidades e obrigações condominiais, essa realidade vem passando por uma grande e inevitável transformação, exigindo-se com isso uma reestruturação dos processos de administração, a fim de garantir a eficiência da gestão condominial. Assim, a ideia que se tinha até então de uma administradora de condomínio, como mera coadjuvante da gestão condominial, vem sendo ressignificado, uma vez que diante dos diversos e multidisciplinares desafios vivenciados pelos seus representantes legais, a Administradora passou a ocupar uma posição paritária de responsabilidade   técnica,   devendo    prestar

seus serviços de modo a assegurar a regularidade dos atos de gestão condominial. Portanto, muito mais que prestar suporte ao Condomínio, nas suas operações ordinárias, deve a Administradora garantir que as operações técnicas de gestão, em todas as suas vertentes (administrativo, contábil, jurídico), estejam de acordo com a legislação vigente, normas condominiais (convenção, estatuto, regulamentos) e decisões assembleares. Para tanto, necessário o estabelecimento de conceitos como governança condominial, que consiste em fazer a gestão de forma regular (compliance) e de acordo com padrões legais e convencionais preestabelecidos. Alicerçada nesse novo conceito, a Freitas e Pozzatti por meio do seu qualificado capital humano e tecnológico, vem prestando serviços que garantem a redução dos custos, a mitigação dos riscos e a otimização dos resultados.

Houve um tempo que administrar condomínio consistia apenas em emitir boletos das taxas condominiais, pagar as contas do mês e ao final contabilizar essas operações (receitas e despesas) numa pasta denominada prestação de contas. No entanto e diante do aumento das necessidades e obrigações condominiais, essa realidade vem passando por uma grande e inevitável transformação, exigindo-se com isso uma reestruturação dos processos de administração, a fim de garantir a eficiência da gestão condominial. Assim, a ideia que se tinha até então de uma administradora de condomínio, como mera coadjuvante da gestão condominial, vem sendo ressignificado, uma vez que diante dos diversos e multidisciplinares desafios vivenciados pelos seus representantes legais, a Administradora passou a ocupar uma posição paritária de responsabilidade técnica, devendo prestar seus serviços  de  modo  a  assegurar  a regularidade dos atos de gestão condominial. Portanto, muito mais que prestar suporte ao Condomínio, nas suas operações ordinárias, deve a Administradora garantir que as operações técnicas de gestão, em todas as suas vertentes (administrativo, contábil, jurídico), estejam de acordo com a legislação vigente, normas condominiais (convenção, estatuto, regulamentos) e decisões assembleares. Para tanto, necessário o estabelecimento de conceitos como governança condominial, que consiste em fazer a gestão de forma regular (compliance) e de acordo com padrões legais e convencionais preestabelecidos. Alicerçada nesse novo conceito, a Freitas e Pozzatti por meio do seu qualificado capital humano e tecnológico, vem prestando serviços que garantem a redução dos custos, a mitigação dos riscos e a otimização dos resultados.